Uma tarde com muitas informações, opiniões, sugestões, esclarecimentos e aprendizado. Assim foi o encontro dos mais de 200 participantes de empreendimentos da Economia Solidária - EcoSol, com entidades de fomento e representantes da gestão municipal, no final da última semana, no Centro Público de Economia Solidária, localizado no bairro Água Branca, no âmbito do Fórum da Economia Solidária.
As formações continuadas para os empreendimentos foi um dos assuntos tratados durante a reunião. "Teremos, mensalmente, espaços de formação, principalmente com os coordenadores. Também realizaremos formações em parceria com a Faculdade UNA. Então, vamos retomar com força maior, não só a participação em eventos para geração de renda, mas também uma retomada no sentido de fortalecer, politicamente, objetivando maior engajamento, além de consolidar o cooperativismo entre os empreendimentos”, disse o diretor de Economia Solidária, Robert Morubixaba.
Participante de um dos empreendimentos da EcoSol da Regional Petrolândia, Claucilene de Assis, 43, disse que a Economia Solidária é uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem o seu trabalho, que faz com tanto carinho. “No fórum, tudo se resolve com diálogo. Fiquei feliz pelas formações que anunciaram, pois são de muita valia. Afinal, tudo que nos ajuda a crescer como empreendedores é de muita importância”, disse a contagense que vende acessórios infantis, como laços, tiaras e pulseiras.
O Fórum da Economia Solidária foi criado em 2006, por meio da Lei Municipal 4025/2006, e é a instância máxima de deliberação e pressupõe a construção coletiva das resoluções que regem a caminhada da Economia Solidária. As reuniões acontecem mensalmente e a participação é aberta a todos os empreendedores da EcoSol.
A mesa foi composta pelos coordenadores do fórum, David, do empreendimento Castro Fest; Denise, do empreendimento Tropeirão da Denise; Raquel Viana, do empreendimento Kadu Art e Biju; prof. Agnaldo, representando a entidade de Apoio Faculdade UNA; o diretor de Economia Solidária, Robert Morubixaba e a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.
Clique aqui e confira as fotos.